Carta de cobrança de mensalidade escolar: confira por que ela é importante!

O sonho do setor financeiro de qualquer escola é que o nível de inadimplência seja zero ou, pelo menos, quase isso. Vários instrumentos são utilizados para atingir esse ideal e a carta de cobrança de mensalidade escolar é um dos mais importantes.

Esse instrumento de cobrança costuma causar muitas dúvidas, pois além de demonstrar uma formalidade maior, também requer uma abordagem mais assertiva. Neste sentido, é muito importante que a escola conte com o auxílio de um escritório de advocacia para elaborar o modelo padrão de carta de cobrança de mensalidade a ser usado sempre que necessário.

 

Quando enviar a carta de cobrança de mensalidade – Continue lendo mais este artigo da MP Educacional (Direito Educacional)

Toda escola deve ter procedimentos de cobrança pré-definidos. Alguns exemplos são: ligações telefônicas, e-mails, mensagens de SMS ou WhatsApp e a carta. O ideal é que os meios de comunicação mais rápida sejam utilizados primeiro. Se o pagamento não for realizado, a carta será a melhor alternativa antes da cobrança externa.

O objetivo da carta de cobrança de mensalidade é notificar o devedor, solicitando o para pagamento e informando que, do contrário pode haver protesto ou execução judicial. Em linhas gerais, ela deve conter o nome do aluno, nome do responsável pelo pagamento, a discriminação das mensalidades em aberto e seu valor atualizado.

É de praxe enviá-la a partir do segundo dia do vencimento. O envio da segunda pode ocorrer 30 dias depois e o da terceira, ao fim de dois meses. Uma possibilidade é enviar por e-mail a primeira carta e as demais via correio.

É bom lembrar que para a carta atingir seu objetivo ela precisa chegar ao destinatário. Esta observação é importante, porque em alguns casos o cadastro do aluno não está atualizado e a carta não chega até ele. Por isso é fundamental atualizar periodicamente os dados cadastrais como endereço, telefone, e-mail. Um bom momento para isso é, com certeza, o período de rematrícula.

E na sua escola, como é realizado o envio da carta de cobrança de mensalidade escolar? Se você tiver alguma dúvida a respeito, clique aqui ou envie um e-mail para contato@mpeducacional.com.br.

Veja também

Deixe um comentário

WhatsApp chat