Porque contratar empresa de cobrança especializada em educação

Quando se fala em instituições de ensino, as ações de cobrança de mensalidades em atraso devem obedecer leis e regulações bastante específicas. Por isso, contratar uma empresa de cobrança especializada em educação fará toda a diferença na hora de reduzir a inadimplência em sua escola.

A parte inicial da cobrança pode ficar sob a responsabilidade da instituição. Porém, quando esses esforços não surtem efeito, a cobrança judicial passa a ser a melhor opção. Nesse momento, a atenção deve ser redobrada e é necessária a atuação conjunta de um advogado. Caso este não seja conhecedor de todas as normas que envolvem a cobrança de mensalidade escolar, pode eventualmente deixar passar detalhes importantes.

A Lei nº 9.870/99, por exemplo, que dispõe sobre o valor das anuidades escolares, traz uma série de limitações para a realização da cobrança de mensalidade escolar. São proibidos, por exemplo, impedir o acesso às aulas, não permitir a realização de avaliações ou negar-se a expedir documentos. Dessa forma, mesmo sem pagar as mensalidades, o aluno continua a usufruir do serviço educacional sem nenhuma limitação. Isso leva a situações bastante desfavoráveis para a escola, comprometendo sua saúde financeira.

Nesse contexto, destaca-se a importância de se conhecer as características do setor educacional. Apenas uma empresa especializada em educação tem o conhecimento necessário para entender as dificuldades de cobrar o cliente enquanto ele frequenta a escola, sem perder de vista o relacionamento escola-pai-aluno. A empresa precisa conhecer a fundo a legislação educacional, bem como as características das instituições de ensino.

A cobrança especializada e o setor de ensino

Sem dúvida, conhecer apenas a legislação pertinente às cobrança em geral não é suficiente. Há várias outras regulações a serem levadas em conta como o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Isso sem detalhar as deliberações e resoluções dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação.  Contratar uma empresa de cobrança especializada em educação é a única garantia de que tudo isso será levado em conta a favor de sua escola.

Na MP Educacional conhecemos as dificuldades do gestor da área de educação. Nossos advogados vivem a realidade escolar e, por isso, são conhecedores das particularidades e dificuldades desse tipo de atividade.

Com dúvidas sobre cobrança de mensalidade escolar? Clique aqui! Será um prazer ajudá-lo.

Veja também

Deixe um comentário

WhatsApp chat